AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I


(CESGRANRIO – Petrobras - 2011) Quando se necessita diminuir o erro em regime de um sistema de controle, recomenda-se utilizar um controlador do tipo:


PID
P
PI
PDD
PD
Uma ferramenta muito importante em um sistema de supervisão é o alarme. Os alarmes são mensagens para alertar o operador sobre alguma situação específica e eles são associados a uma determinada variável, também conhecida como TAG. Com relação ao recurso abordado, podemos dizer:

I - As mensagens de alarme não são personalizadas, mantendo assim um padrão internacional. Com isso, qualquer operador consegue interpretar o alarme que está ocorrendo.
II - Os alarmes não podem ser classificados por área, pois todas as áreas precisam ter conhecimento de todos os alarmes. Isso ocorre para que os operadores das outras áreas possam atuar no seu respectivo setor de acordo com alarmes.
III - Pode ser configurada uma tela para exibir todos os alarmes, incluindo os históricos de alarmes, e eles serem ordenados por: área ou zona, data, horário, por exemplo.
IV - O operador não consegue reconhecer (acknowledgment - ack) um erro ou uma advertência na tala de alarmes, sendo necessário a autorização do seu superior.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Apenas a senteça II é falsa.
Apenas a senteça II é verdadeira.
Todas as sentenças são falsas.
Apenas a senteça III é verdadeira.
Apenas a senteça III é falsa.
A apresentação de mensagens textuais de alarme aos operadores consiste em um recurso utilizado nos Sistemas de Supervisão e Controle para que falhas e situações indesejadas do processo sejam anunciadas com clareza no momento da ocorrência.

Analise abaixo o que é comum em uma mensagem de alarme.

I - É comum apresentar dados estatísticos do problema que está ocorrendo.
II - É comum a descrição da falha ou situação indesejada ocorrida.
III - É comum registrar o nome do usuário autenticado que estava operando o sistema no momento da ocorrência.
IV - Os alarmes não possuem classificações de alerta, apresentando apenas um tipo de alarme.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Todas as sentenças são verdadeiras.
Todas as sentenças são falsas.
Apenas as senteças I e IV são verdadeiras.
Apenas as senteças I e II são verdadeiras.
Apenas as senteças II e III são verdadeiras.

(TRT - 3ª Região (MG) - 2015) Considere o diagrama abaixo.

s3_q6.png

A função lógica da saída S em relação às entradas A e B que é desempenhada pelo sistema quando inserido em um processo de automação industrial controlado por CLP é:


Registrador de deslocamento.
AND.
NOR.
Contador.
NAND.
Com relação aos Controladores Lógicos Programáveis, julgue-as como verdadeira ou falsa:

I - A função da fonte de alimentação é apenas isolar a alimentação de entrada, filtrando assim possíveis harmônicas que poderiam chegar até o CLP.
II - Alguns recursos presentes nos CLP's são: temporizadores, contadores e PID, por exemplo.
III - O firmware é um conjunto de programas armazenados permanentemente na memória do controlador com a finalidade de controlar e supervisionar os processos industriais.
IV - Os cartões de entrada discreta são projetados para receber apenas sinal de corrente contínua (24 Vcc).

Assinale a alternativa que melhor julgue as sentenças acima:

Apenas a senteça II é falsa.
Apenas as senteças III e IV são verdadeiras.
Todas as sentenças são falsas.
Apenas a senteça II é verdadeira.
Todas as sentenças são verdadeiras.
Analise as sentenças abaixo, julgando-as como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

I - Automação industrial é um conjunto de dispositivos eletro/eletrônicos e mecânicos que controlam seu próprio funcionamento, quase sem a intervenção humana.
II - Controle automático é quando uma parte, ou a totalidade, das funções do operador é realizada por um equipamento sem interferência humana.
III - Com o surgimento da máquina a vapor, começa a surgir a ideia de se usar máquinas para executar etapas do sistema produtivo. As primeiras máquinas a vapor tinham elementos de controle automático, independente do homem para o controle.
IV - James Watt fez o regulador mecânico para a pressão do vapor de forma automática por um dispositivo.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

Todas as sentenças são falsas.
Apenas as senteças I e III são verdadeiras.
Apenas a senteça II é verdadeira.
Apenas a senteça III é falsa.
Apenas a senteça III é verdadeira.

(IF-RS-2015) Um trecho de programa em linguagem Ladder é apresentado na figura abaixo.

ladder_acqf.png

Assinale a alternativa que, igualmente um trecho de programa em texto estruturado equivalha a supracitada lógica Ladder.


Y0 := ((X3 AND NOT(X1)) AND X2) AND NOT(X0);
Y0 := ((NOT(X3) AND X1) AND X2) OR X0;
Y0 := ((X3 AND NOT(X1)) OR NOT(X2)) AND NOT(X0);
Y0 := (X3 AND NOT(X1)) AND X2) OR X0;
Y0 := ((NOT(X3) AND X1) OR X2) AND NOT(X0);
A figura abaixo contém a representação esquemática de uma aplicação para o controle de temperatura de um forno utilizando um controlador lógico programável (CLP). O sensor de temperatura em conjunto com o transdutor fornece um sinal analógico 0-10 V / 20-150°C enviado ao CLP, o qual por sua vez, envia um sinal de 0-20 mA para a válvula, permitindo a variação de sua abertura e a dosagem gradativa da quantidade de combustível enviado ao forno. Assim, pode-se modificar a temperatura do forno conforme a necessidade.



Em relação ao sistema de automação apresentado, avalie as afirmações a seguir:

I - O uso da unidade A/D de 8 bits no CLP permite aquisição de temperatura com uma resolução de, aproximadamente, 0,508 °C.
II - A unidade D/A no CLP pode ser substituída por um módulo de rede industrial, por onde será enviado o sinal para modular a válvula com suporte a rede industrial do cartão do CLP.
III - Caso o CLP possuísse um cartão de rede industrial, como por exemplo a PROFIBUS, a válvula proporcional e o sensor de temperatura poderiam aproveitar o cabo do sinal analógico, 4 a 20 mA, tendo os dois sinais no mesmo cabo.
IV - A realização dessa automação requer um CLP de grande porte, devido ao sistema operar em malha fechada, o que implica o uso de blocos específicos de programação.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Todas as sentenças são verdadeiras.
Apenas a senteça II é falsa.
Apenas as senteças I e II são verdadeiras.
Apenas a senteça II é verdadeira.
Apenas as senteças I e III são verdadeiras.
As sentenças abaixo relatam sobre o controle por painéis de controle por relés sequenciais e sobre o controle por painéis por controladores lógicos programáveis, leia-as atentamente:

I - Os painéis a relé ocupam muito espaço físico, dificultando a manutenção e alteração do processo de controle.
II - Por se tratar de painéis de controle por relés sequenciais, o consumo de energia será menor do que um painel composto por CLP, sendo isso um ponto positivo para este.
III - Alterar a lógica de controle nos relés sequenciais é uma tarefa simples, pois envolve realocação de cabeamentos presentes apenas no mesmo painel e possuindo a possibilidade de inserir novos componentes.
IV - A interface com o controle por relés sequencias é feita através de botoeiras, lâmpadas e sirenes.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são falsas.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença III é falsa.

Podemos definir processo CONTÍNUO como:


Cada evento na sequência pode ser descrito pela especificação da condição de todas as unidades de operação do processo. Um conjunto particular de condições é descrito como um estado discreto de todo sistema.
São processos que são recarregáveis, de forma não contínua, e essa determinada carga passa por um processo e ao fim é introduzida uma nova carga.
Consiste num conjunto de elementos interligados em malha aberta, isto é, as informações processadas nesses elementos apresentam-se num único sentido, da entrada para a saída.
Consiste em um sistema de malha fechada, isto é, além do fluxo de informação no sentido direto (da entrada para a saída), existe outro no sentido contrário (da saída para a entrada).
Quando a matéria-prima entra num lado do sistema e o produto final sai do outro lado continuamente.